O que significa Alumni

O termo Alumni significa ex-aluno, sendo utilizado para denominar turmas formadas em cursos universitários, especialmente nos Estados Unidos da América.

Aliás, cumpre ressaltar que, nos Estados Unidos da América, é comum a formação de Entidades Alumnis, cujo objetivo é o auxílio à Universidade, pelos formados, como forma de agradecimento e retribuição por todo o trabalho feito pela Instituição de Ensino na formação de um profissional qualificado.

No Brasil, é bastante tímida a formação de Entidades Alumnis. Aliás, se tem notícia apenas da Associação dos Antigos Alunos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, fundada por inspiração do Professor Joham Julius Gottfried Ludwig Frank – ou apenas Júlio Frank -, que também foi preponderante na fundação da Burchenschaft (Bucha), sociedade secreta dos acadêmicos de Direito da Faculdade do Largo do São Francisco.

Desta forma, pode-se dizer que uma Entidade Alumni é a Associação de Antigos Alunos de uma determinada Escola.

Mas, o que tudo isso tem a ver com a Ordem DeMolay?
Muita coisa. De efeito, a Ordem DeMolay pode ser considerada como uma Escola. E não apenas uma Escola de Liderança, mas uma Escola de Virtudes. Até mesmo porque, suas ações para o aperfeiçoamento pessoal dos seus jovens membros estão pautadas em estudos, trabalhos, filantropias, etc.

E, sendo a Ordem DeMolay uma Escola, sua Associação de Antigos Alunos – que são os Seniores DeMolay – se chama Alumni.

Mas, por que Colégio Alumni?

Os fundadores da Associação DeMolay Alumni Brasil adotaram o nome Colégio por duas razões: a) para não confundir com os Capítulos DeMolays, já que nos Estados Unidos da América se utiliza o termo Capítulo Alumni; b) e segundo porque, se Alumni significa ex-aluno, então “os formados na Ordem DeMolay se reuniriam em um Colégio“.

Finalmente, foi em 1929, sob a liderança do Fundador da Ordem DeMolay, Tio Maçom Frank Shermann Land, que houve a fundação da Associação Alumni, que tinha por objetivo “reenvolver os membros que haviam atingido a maioridade com a Fraternidade e reconhecer os melhores Seniores DeMolay“.

Atualmente, as Associações Alumnis de nossa Fraternidade oferecem “um modo especial de emprestar apoio à missão, propósito e princípios da Ordem DeMolay“.

%d blogueiros gostam disto: